MEDIALAB/UnB

A produção do MediaLab-UnB envolve as formas bibliográfica e artística. No âmbito do laboratório, têm sido produzido pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado resultando em monografias, dissertações e teses. Essa produção envolve objetos de estudo variados, tais como as interações humano-computador, tecnologia em relação com a ecologia, interações entre som e imagem, design sonoro para as diversas formas de imagem em movimento, questões de gênero no contexto poético-estético da arte computacional, arte tecnologia e sociedade, processos técnicos em realidade aumentada e ambiente virtual, técnicas artísticas para plataformas digitais, arte algorítmica e arte generativa.

A pesquisa em arte computacional está inserida na complexidade da produção artística e tecnológica computacionais. Assim, faz uso de intenso trabalho interdisciplinar com outras áreas de conhecimento, como da tecnologia e da ciência da computação, design, comunicação, sonologia, ciências sociais, entre outras. Nesse contexto, o MediaLab-UnB celebrou parcerias com outras unidades e faculdades da própria UnB e também com instituições de ensino e culturais relevantes no panorama nacional e internacional, tais como Faculdade de Comunicação da UnB, Instituto Tecnológico do Porto (Portugal), Instituto Itaú Cultural, Concordia University (Canada), Universidad de Granada (Espanha), University of Tampa (EUA), Embaixada da França, SESC-DF, Universidade Anhembi Morumbi, Faculdade de tecnologia (UnB), CCBB-DF.

O MediaLab-UnB contribui com a socialização e visibilidade das pesquisas realizadas na UNB e em outas instituições de ensino e pesquisa com a realização do #ART – Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, já na sua 23ª. edição. O #ART recebeu os principais pesquisadores nacionais e internacionais que atuam na área da arte e tecnologia. Desse modo, o evento tornou-se um dos mais relevantes fóruns para refletir sobre as questões atuais que envolvem as complexas interações entre o ser humano e as tecnologias digitais.

A produção artística cultural decorre, principalmente, das pesquisas acadêmicas realizadas no âmbito do MediaLab-UnB. Os pesquisadores associados convergem as propostas científicas e artísticas desenvolvendo poéticas e linguagens diversas, tais como, vídeo arte, instalações artísticas, performances mediadas por tecnologias digitais, visual music, game design, arte sonora, intervenções urbanas, áudio-visual, computação vestível, eco-tecno-arte, bioarte, entre outras. Alguns dos projetos já receberam prêmios nacionais e internacionais, tais como Rumos Arte Cibernética-2009: Tijolo Esperto; IdAnce: pista de dança interativa; Funarte: conexão artes visuais; Edital Universal do CNPq, Festival Latino-Americano e Africano de Arte e Cultura; XPTA.LAB do Ministério da Cultura: projeto rede social wikinarua.com.

No âmbito das ações de extensão, o MediaLab-UnB oferece oficinas de capacitação tecnológica e computação criativa para diversos públicos externos à UnB, incluindo comunidades indígenas e público infantil.


ÁREAS DE ATUAÇÃO


- Arte computacional
- Realidade aumentada

- Arte/Educação
- Formação à distância com cursos de licenciatura e de especialização.


- Arte computacional e moda
- Computação móvel


- Gamearte monousuário e multiusuário
- Videoarteinterativa
- Sistemas de Informação

- Tecnologias da Internet
-Bases de dados, netarte, webarte, datawarehouses, OLAP e datamining


- Arte e robótica
- Interfaces sensório-motoras


- Instalações artística e de Comunicações
- Mídia Locativa -Computação artística pervasiva


-Bioarte e Sistemas inteligentes
- Computação permissiva aplicada à criação de instalações experimentais